quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

A importância do humor na sociedade....

   


    Na minha opinião, o humor é uma das coisas mais importantes que podem estar presentes nas nossas vidas.

   Quando fazemos alguém rir ou divertir-se, estamos a proporcionar mais um momento feliz na vida da pessoa, sendo ela nossa amiga,  familiar ou até uma desconhecida que encontramos numa simples paragem de autocarro. Quando fazemos alguém rir, estamos a proporcionar-lhe um momento feliz. Nesse momento feliz, essa tal pessoa esquecer-se-á dos momentos tristes que já viveu e que seguem dentro dela, nem que seja por breves instantes. Esses breves instantes poderão até não ser os melhores já vividos por essa pessoa, mas, com toda a certeza, também não serão os piores. Os piores já vividos por essa pessoa serão os mesmos que lhe  faremos esquecer, quando lhe colocarmos um sorriso no rosto.

    O humor não serve só para criarmos momentos de divertimento ou para criticar algo errado (como vimos), o humor serve para esquecermos momentos que já vivemos. Esquecer que uma amiga de quem gostamos irá partir; esquecer que não vemos os nossos pais há muito tempo; esquecer que já perdemos alguém que amávamos muito; esquecer que o nosso avô tem uma doença terminal; esquecer tudo o que de mau vive no nosso coração.

     O humor é a arte que purifica a alma e fortalece o coração; é a arte que nos faz trocar momentos tristes por outros felizes; é a arte  que nos faz manter um sorriso no rosto e a esperança na alma.

                                                                                                           F M, 9º B




    Na minha opinião, o humor é uma arte necessária na vida de todos, seja qual for o tipo. É algo que está ou devia de estar presente na vida quotidiana do ser humano, esteja ele triste ou feliz. Pode ser encontrado nos mais variadíssimos  sítios ou situações. Podemos estar a assistir a um espectáculo, a ver um programa  ou apenas com uma pessoa específica.
    Hoje em dia, cada vez vemos mais o humor a ser usado como um mecanismo de crítica, seja ela política, empresarial, ambiental e muitas outras e, apesar de eu não concordar com grande parte do " humor negro" e achar que existem temas demasiado sensíveis para piadas, existem algumas excepções.
    Considero que o humor na política, como é feito no programa " isto é gozar com quem trabalha", seja uma maneira interessante de cativar as pessoas a envolverem-se mais nestes temas, principalmente o público jovem.
     Já vi também várias campanhas ambientalistas que, ao fazerem piadas sobre o mau estado do planeta, passam uma mensagem muito mais forte e pesada do que se for através de um monólogo de três horas.
     Posto isto, acho que o  recurso ao humor, em certas situações, nomeadamente a crítica social, deve ser experimentado e entendido como uma abordagem diferente.
                                                                                                                                                                                                  SA, 9º C





     O humor é apenas uma das muitas formas de comunicação e de interação social humana, embora nem sempre evidente,  o qual desempenha um papel bastante importante na sociedade. O humor é uma língua universal e comum a todos, não necessitando de palavras.
     O bom humor e as boas gargalhadas são altamente contagiosas. Quando o riso é compartilhado, une as pessoas e aumenta a intimidade  e a felicidade. Por isso, é ótimo para quebrar o gelo e fazer amizades. Além disso, rir é a melhor forma de terapia. Quando rimos, recarregamos baterias  e ganhamos forças para continuar.
     O humor está cada vez mais presente e é cada vez mais importante no nosso dia a dia, nas redes sociais ou nos programas televisivos. Mais facilmente se assiste a um programa  leve, informal e cómico, que nos ajuda a descontrair e a esquecer os problemas da vida, do que se ouve, durante duas horas, as vozes vazias e as palavras ocas com as quais nos são bombardeadas as desgraças de todos os dias.
      O humor também tem o poder de "enganar" o público. Através dele, podemos suavizar críticas e verdades duras, permitindo-nos abordar temas delicados, de forma mais leve, tornando-o uma reflexão silenciosa. No entanto, o humor também pode ser usado para causar dor e constrangimento, quando usado para ofender e humilhar minorias.
     Este tipo de humor " ácido" é muito utilizado pelos humoristas atuias, que têm  como alvo grupos, como: as mulheres, os negros, os homossexuais  ou os deficientes. Por vezes, estes humoristas são criticados pelas suas piadas, porque o que para eles é apenas uma crítica construtiva, para outros pode ser uma ofensa. Por isso, o humor nem sempre é um terreno seguro e é necessário ter cuidado com o seu uso, porque podemos ser mal interpretados.
     Portanto, no meu ponto de vista, é de grande importância que o humor esteja presente na nossa sociedade (com os seus limites), uma vez que traz benefícios para uma sociedade cada vez mais feliz e menos tensa.

                                                                                                  I D, 9º E

Sem comentários:

Enviar um comentário