quarta-feira, 18 de junho de 2025

Plano Individual de Transição (PIT): O que aprendemos nos Estágios

 

Durante o ano letivo de 2024/2025, três alunos com PEI do 8º e 9º ano, com mais de 15 anos, iniciaram o seu Plano Individual de Transição (PIT). Este plano complementa o PEI, sendo parte integrante dos seus currículos, tendo como objetivo preparar atempadamente e de forma faseada a transição de cada aluno para a vida pós-escolar. Estes testemunhos evidenciam o impacto positivo e transformador dos PIT, não só para os alunos envolvidos, como também para as entidades acolhedoras.

Testemunhos: Experiências no âmbito do PIT

O Boccia é um desporto em que temos de estar muito atentos, quase como se fosse uma águia, porque ela é um animal muito observador. Temos que estar atentos a tudo para as regras serem cumpridas.”
 — F.

“Adoro estar na Biblioteca, é um lugar calmo e posso fazer as coisas sem pressa. Lá posso aprender a ser mais responsável com os horários e a ser mais organizado.”
 — F
.

“Eu estou a fazer um estágio. No estágio, eu arrumo os produtos de limpeza, ponho tudo no lugar, endireito os produtos, coloco os alarmes e vejo se os produtos estão dentro da validade. Gosto muito de arrumar as coisas. Fico contente quando ajudo. O estágio é bom para mim porque aprendo a trabalhar e isso é importante para o meu futuro.”
 — M.

“O estágio é muito importante, porque se tu queres ser alguém na vida e ser responsável, tens que ter contacto com o mundo do trabalho e conhecer as profissões.”
 “Ser uma pessoa independente é ganhar o seu próprio dinheiro e comprar as suas próprias coisas sem depender de ninguém.”
 — F
.

As Docentes especializadas : Cláudia Ferreira e Joana Monteiro

A Psicóloga do CRI da Cercizimbra Mariana Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário