Um espaço de escrita e de experiências lúdico-pedagógicas, no âmbito do Português e das Línguas Estrangeiras, onde as fronteiras se abrem à criatividade e à imaginação. Aos nossos alunos que embarcam em cada viagem de aprendizagem, o nosso obrigada!
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
PEL assinala" Jornada de Memória e esperança"
A nossa escola levou a cabo, esta sexta-feira, uma colorida iniciativa, a qual procurou corresponder ao desafio lançado pela Assembleia da República "Jornada de Memória e Esperança" . Desta forma, a comunidade PEL juntou-se à homenagem a todas as vítimas da pandemia Covid-19, assim como a todos quantos foram afetados pelas suas consequências.
A "Jornada de Memória e Esperança" é uma iniciativa cidadã, que decorre a partir de hoje e até domingo, assinalando todos os que com esforço, dedicação e profissionalismo trabalharam na linha da frente no combate à Pandemia, no apoio à população e no assegurar dos serviços públicos essenciais.
Alunos, professores e funcionários não docentes elaboram uma mensagem de memória de tempos difíceis vividos por todos e, simultaneamente, de esperança no futuro, dando origem a um colorido que não passa despercebido e, certamente, ficará para memória futura!
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Homenagem a Aristides de Sousa Mendes
Aristides de Sousa Mendes foi um prestigiado diplomata português, que salvou 30.000 vidas do Holocausto, emitindo vistos que se destinavam a judeus e a outros refugiados do regime nazi.
De 16 a 23 de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes, Cônsul em Bordéus, desobedeceu às ordens impostas pelo ditador português (Salazar), e emitiu vistos, guiando-se pela sua consciência moral, pondo em risco a sua carreira, uma vez que Salazar lhe retirou o cargo e lhe negou qualquer forma de garantir sustento, o que se revelou trágico, visto de Aristides tinha 14 filhos. Expulso da carreira diplomática, Aristides de Sousa Mendes, acabaria por morrer na miséria.
Ontem, dia 19 de outubro, ocorreu uma cerimónia, 67 anos após a sua morte. O antigo Cônsul português, Aristides Sousa Mendes, foi homenageado com honras de Panteão Nacional, na forma de um túmulo sem corpo, já que não houve trasladação. O corpo mantém-se no cemitério de Cabanas de Viriato (Viseu), de onde era natural.
Importa recordar a ação extraordinária de um homem cujo nome, durante muitos anos, foi injustamente, apagado da história e visto como um rebelde.
20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying!
Sabias que esta data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem? Pois é!!
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.
Por isso, há que consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir,. Desta forma, a luta contra o bullying é um permanente desafio, de todos os dias do ano e de todas as pessoas.
Em Portugal, as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Não esqueças ainda de que família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate ao bullying.
terça-feira, 19 de outubro de 2021
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.
"Enquanto família humana, a nossa prioridade é um mundo sem fome!"
(Nações unidas)
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Presentation - 4th grade
terça-feira, 12 de outubro de 2021
E quando um poema dá " asas" à imaginação e à criatividade?
Ser poeta Alunos do 9º D
Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente! Florbela Espanca
Carta à Humanidade
Amora,10 de outubro de 2021