quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Turma do 4º A da EB1 da Amora participa em webinar sobre "Missão CAMÕES", réplica de ambiente lunar!

 



No dia 27 de novembro, os alunos da turma do 4.º A, da escolas EB1 da Amora, foram convidados a participar num webinar para ouvir falar da Missão CAMÕES, que decorreu na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores). 

Uma equipa internacional, formada por sete astronautas análogos, replicou o ambiente lunar, numa 1.ª missão do projeto CAMÕES – Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration,a qual  permitiu tornar os Açores num test bed para astronautas de todo o mundo.

A nossa aluna Mafalda  colocou uma questão e, em retorno, a equipa irá enviar, uma das embalagens com a comida que estes astronautas comeram durante uma semana, sendo esta prova uma "verdadeira aventura de descoberta"!!

Mas porquê a Gruta do Natal? A Gruta do Natal reúne um conjunto de fatores muito interessantes que a tornam no cenário ideal para esta missão: os seus sistemas de tubos de lava, o elevado grau de conhecimento que os cientistas locais possuem de toda a história geológica da gruta, e a acessibilidade e segurança que oferece para a exploração por seres humanos.


Para saberem mais, podem consultar a página do projeto em:
                                                                                                       Professora Sandra Vasconcelos

terça-feira, 21 de novembro de 2023

«Dá Asas à tua imaginação»

 

Os docentes de português do 3º ciclo, em articulação com a equipa da Biblioteca Escolar, dinamizaram o momento de escrita criativa "Dá Asas à tua Imaginação.", iniciativa integrada, no mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

De acordo com um guião previamente definido, em pares, o alunos deram largas à sua imaginação, aliando a escrita à criatividade.

Como produto final, um texto coletivo com um desfecho que foi decidido coletivamente! E assim se escreveu “ Em bom português”!!!



segunda-feira, 20 de novembro de 2023

20 de novembro - dia Internacional dos Direitos da Criança

 Para (re)lembrar o dia dos Direitos da criança, o tema foi trabalho na disciplina de Francês, nas turmas B, D e F. As turmas A, C e E realizaram atividades no âmbito desta temática na disciplina de Cidadania.






terça-feira, 14 de novembro de 2023

Sobre poesia...


 


  Para mim, a poesia é algo magica, algo muito profundo e bonito. A poesia inspira-me e ajuda-me a refletir sobre os variadíssimos temas do mundo.
  A meu entender, um poeta tem de revelar características únicas, em que, entre elas, algumas já vêem de nascença. Características essas, como o dom de escrever bem e de se expressar. Um poeta apresenta o hábito de leitura, o que o ajuda a melhorar a forma como escreve e se inspira, como também melhora a sua forma de pensar e de pesquisar. 
  De todos os poemas que li, gostaria de escrever sobre um em especial, um que me captou mais a atenção, esse poema é " Amor é um fogo que arde sem se ver", de Luís Vaz de Camões.
  Este poema fala sobre o amor e de tudo o que este representa, como pode ser tão contraditório e de como o sujeito lírico se sente. 
  Ao ler este poema, destaco a forma de como foi escrito, o facto de ser tão profundo e intenso.
  Alguns exemplos das seguintes características ou dos versos que destaco são: "é ferida que dói e não se sente"; "é nunca contentar-se de contente" e " é um cuidar que ganha em se perder". 
  Estes excertos captaram-me a atenção! Para mim, são os mais profundos e significantes. 
  Eu escolhi este poema por ser bastante complexo e bonito, mas também porque nem todos o interpretam da mesma forma.

I A   8°A 


quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Escrita criativa: Sou...um objeto...mas...quem sou eu???

 

  Eu sou um objeo essencial para a vida. Sem mim, podes aleijar-te ou   magoar-te! Todos os seres humanos usam diferentes modelos, cores e tamanhos. Sem mim, não andas descansado.

  Hoje, o meu dono trocou-me por outro igual. Acordei assustado dentro de uma enorme construção metálica, mas, depois de algum tempo, senti a construção a rodar e uma espécie de líquido em torno de mim.
  Quando me retiraram da construção, senti-me como novo, como se estivesse renascido. Meteram-me pendurado numa corda, sentia-me como se estivesse a secar. Passado algum tempo, já estava pronto para ser utilizado. Alegremente pousaram--me no chão.
  Sapato é o meu nome que me deram e, pensando bem, eu gostei do nome. Achei super criativo!
  Então e tu? como é o teu nome?

                                                                    Diogo A - 8º A



Composição de Português

 

       Sou um objeto que não é muito valorizado nos dias de hoje … Sou mar de criatividade e conhecimento. Faço as pessoas sorrirem ou se entristecerem, mas as mesmas esqueceram-se de mim! Trocaram-me por aquela rebelde máquina de que todas as crianças são dependentes!

    Que dor! Que amargura! Agora estou sempre solitário … as crianças só pegam em mim para trabalhos de escola, já estou farto! Os tempos de antigamente eram melhores! a vida não era tão entediante! … eu só quero que me deem o mesmo valor que àquela estúpida máquina!

       A única coisa que me faz feliz é a simpática idosa na sua casinha que está sempre com um livro na diferente na mão sempre que a vejo .. faz-me radiante! só queria conseguir dar-lhe um abraço aconchegante … vê-la a ler aos seus netinhos, tão interessados, faz-me ter finalmente um significado para existir. 

      Hoje avistei a senhora a cantarolar para a janela com um livro de velhos cantos portugueses … tinha uma voz fulgurante! … De repente, alguém tocou à porta, era um rapaz novo, vestido a rigor como a senhora, pegando na sua mão e guiando-a para o seu carro. A senhora pegou em mim, como um ar sorridente … Quando chegaram ao destino, avistei um grupo de crianças felizes a brincar no pátio e vi a senhora a dar um grande discurso … senti que, finalmente, poderia chamar-me de … livro!

         

                                                                                                                                                                        Carolina A  8º D

       Eu sou um quadrado com um saco em cima de mim, triste e infeliz.
       As pessoas sempre ficam a falar mal de mim, brincam com o meu aspeto e do meu propósito e isso deixa-me triste!
        Eu sempre fico feliz nos meus dias de descanso, mas eu odeio muitoa de  as pessoas que ficam perto de mim e tenho medo deles.
        Eu queria ter mais propósito na minha vida infeliz, o que eu duvido que irá acontecer. Gostava de  uma  vida com felicidade.
        Ah! Eles nunca vão pensar que eu tenho sentimentos reais! Estão confusos? Ansiosos? Bem ! Está na hora de revelar-me. Eu  sou um lixo!

                                                                                                                                        Diogo L- 8º A


  Eu sou um objeto utilizado por alunos e professores, mas não sou totalmente igual para ambos. Sou utilizado todos os dia,s na escola e em casa. Eu existo em vários temas.
  Muitas vezes, sou rejeitado e mal tratado, pois quando os alunos me usam em muita quantidade sou pesado e dou dor de costas e ombros.
  Assim como existem pessoas que não gostam de mim, existem pessoas que sabem que sou útil para conseguirem alcançar a sua nota de sonho.
  Eu tenho um melhor amigo, mas, infelizmente, há alunos que não conseguem tê-lo, mas não faz mal! Pois eu tenho a informação toda, o meu amigo iria apenas ajudar- vos a estudar.
  Provavelmente, já têm algum palpite sobre quem eu sou! Não, eu não sou um caderno, sou um manual e o meu melhor amigo é o caderno de atividades. Infelizmente, o meu melhor amigo é um pouco excluído, mas nós entendemos o porquê. A melhor parte de ser um manual é ter o privilégio de nunca me fartar da minha aparência, pois estão sempre a mudar a minha capa. Espero que, futuramente, gostem mais de mim.😊

                                                             B P  8º A