No dia 16 de maio, os alunos de 8.º ano puderam, finalmente, partilhar o resultado do trabalho que desenvolveram nas disciplinas de Matemática e Educação Visual numa exposição intitulada "Eschianos da PEL".
Inspirados pelo Escher (1898-1972), os alunos
criaram uma figura de pavimentação onde os dois únicos requisitos foram: o
ponto de partida ser um quadrado de 4x4 e a figura criada teria que pavimentar
a zona de trabalho sem que ficassem espaços em branco. Toda a pavimentação foi
então construída tendo por base as diferentes Translações. Alguns dos
trabalhos foram verdadeiros quebra-cabeças.
Sobre o Maurits Cornelis Escher: nasceu em
Leeuwarden, na Holanda, e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. No seu
percurso escolar Escher conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar
pela arte da gravura. Esse fascínio fez com que Escher abandonasse a
Arquitetura e ingressasse no curso de Artes Gráficas.
Escher viajou pelo mundo e contactou com várias
culturas, vindo a conhecer os azulejos mouros em Alhambra, Granada. O contacto
com a arte árabe despertou-lhe o interesse e a paixão pela divisão regular do
plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem - as
pavimentações.
Porém, no preenchimento de superfícies, Escher
substituía as figuras abstrato-geométricas, usadas pelos Árabes, por figuras
concretas, percetíveis e existentes na Natureza, como pássaros, peixes,
pessoas, répteis, entre outros. M. G. Escher, sem grandes conhecimentos
matemáticos prévios, através do estudo sistemático e experimental, descobriu
todos os diferentes grupos de isometrias que deixam um determinado ornamento
invariante.
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