terça-feira, 17 de maio de 2022

Isometrias - "Eschianos da PEL"

 




      No dia 16 de maio, os alunos de 8.º ano puderam, finalmente, partilhar o resultado do trabalho que desenvolveram nas disciplinas de Matemática e Educação Visual numa exposição intitulada "Eschianos da PEL".

Inspirados pelo Escher (1898-1972), os alunos criaram uma figura de pavimentação onde os dois únicos requisitos foram: o ponto de partida ser um quadrado de 4x4 e a figura criada teria que pavimentar a zona de trabalho sem que ficassem espaços em branco. Toda a pavimentação foi então construída tendo por base as diferentes Translações. Alguns dos trabalhos foram verdadeiros quebra-cabeças.

Sobre o Maurits Cornelis Escher: nasceu em Leeuwarden, na Holanda, e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. No seu percurso escolar Escher conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Esse fascínio fez com que Escher abandonasse a Arquitetura e ingressasse no curso de Artes Gráficas.

Escher viajou pelo mundo e contactou com várias culturas, vindo a conhecer os azulejos mouros em Alhambra, Granada. O contacto com a arte árabe despertou-lhe o interesse e a paixão pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem - as pavimentações.

Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstrato-geométricas, usadas pelos Árabes, por figuras concretas, percetíveis e existentes na Natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, entre outros. M. G. Escher, sem grandes conhecimentos matemáticos prévios, através do estudo sistemático e experimental, descobriu todos os diferentes grupos de isometrias que deixam um determinado ornamento invariante.

O resultado final dos trabalhos pode ser apreciado na Exposição na escola e também no site Isometrias, onde para além dos trabalhos de pavimentação, podem ser apreciados outros trabalhos.

 Clica na imagem!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário